O que é SuperMotard

O que é uma super Motard? Esta pergunta já está sendo frequente entre os amantes da Motovelocidade. Bom.. nos anos 70, surgiu uma questão bem interessante: Quem é o melhor piloto de Motos do Mundo?
Para se avaliar isso de maneira justa, uma nova categoria foi criada, um tipo de "olimpíada" onde pilotos de todo o Mundo correriam numa série de provas.
Os pilotos vinham de diversas categorias, DragRacing, Dirt Track, Cross, Motovelocidade, etc.

Os Traçados seriam um misto de TUDO!! ou seja, asfalto, terra, jumps, e o piloto não poderia trocar de Moto, ou seja, usar a mesma moto para andar em todas os traçados. A diversidade de Motos foi aparente, haviam BSA contra Yamahas TT 500 e outras Máquinas de Cross.
Entre os participantes haviam nomes de peso como Kenny Roberts ( o pai do atual campeão das 500... Kenny Roberts Jr.) e Freddie Spencer ( bi campeão Mundial das 500 ). O evento foi vencido por Kent Howerton numa Suzuki RM 370.

O formato de várias pistas acabou não agradando, e no ano seguinte passou-se a usar um único tipo de traçado, más com características de todos os tipos de pista, ou seja, o circuito teria uma parte de Terra, asfalto, Jumps, etc..
O circuito escolhido foi o de Carlsbad, na Califórnia e foi construído seguindo as orientações de um piloto local.. um tal de Eddie Lawson ( três vezes campeão do Mundo nas 500cc ) e a categoria passou a se chamar SUPERBIKE.
A escolha das Motos era aberta, sendo as Cross de 500 cc as preferidas. A Harley Davidson investiu forte na nova categoria com sua XR 750, que era imbatível nas retas asfaltadas, mas perdia feio para as Cross nos Jumps e curvas de Terra. O grande incentivo da categoria era a Rede de TV americana ABC , que cobria as provas ao vivo, até o fim de 1986, onde a Rede deixou de transmitir e patrocinar a categoria, que acabou chegando ao fim.
Más nem tudo estava perdido, pois a idéia se espalhou pelo Mundo, e na França ela ganhou muita força, tendo sua base totalmente reestruturada, e o nome passou a se chamar Super Motard ( SUPER MOTOCICLISTA ).
Em comparação com a categoria original surgida na Califórnia, as mudanças se basearam no seguinte principio: DIVERSÃO E ADRENALINA A BAIXO CUSTO!!

Foi escolhido as Motos estilo Off Road (Cross, Enduro ) de variadas cilindradas e motores, com Pneus e Rodas de Motos Street, ou seja, Aros e Pneus de 17/18 polegadas.

A escolha pelas OFF Road se baseou no fato de serem Motos bem mais baratas que as Super Esportivas, além de terem uma manutenção bem mais simplificada e acessível.

As Provas eram um Show a parte, onde as constantes derrapagens e ruídos de pneus cantando faziam a alegria dos entusiastas, que passaram a modificar suas Motos também.

A nova Categoria foi um sucesso em vários países da Europa, que passaram a organizar suas provas também.

A grande vantagem estava no fato de não se precisar de um Autódromo para sediar as Etapas, diminuindo mais os custos, pois as provas eram realizadas geralmente em Kartódromos ou Kart Indoors. Em 1997 a categoria já era conhecida por todo o Mundo como "Super TT ".

Anualmente, se disputa uma Prova especial chamada "Guidon Dór"( Guidão de Ouro ) na França, onde os melhores pilotos de Super Motard de todo o mundo disputam uma frenética e sensacional prova num circuito fechado em Paris

Hoje o sucesso das Super Motards é reconhecido, tanto que no último Salão de Milão, pilotos mundialmente conhecidos como Biaggi, Bostron, Checa, Bayliss, foram convidados a participar de 2 corridas de Motard no estacionamento do Salão.

A grande influência desta nova "raça" de Motocicletas passou a ser encarada com tanta seriedade, que grandes fabricantes de Motos de Enduro ( KTM, HUSQVARNA, HUSABERG, BETA ) já fabricam regularmente modelos de Motards para venda ao público.

Segundo se comenta, as grandes fábricas, adotaram as "fun bikes" para seguir a mesma linha, pois basta ver uma moto estilo "Fun Bike" para ver as semelhanças de estilo com as "Super Motards"

SUPERMOTARD NO BRASIL

Única novidade no cenário motociclista Brasileiro dos últimos 30 anos !!

OBJETIVO

Que cada corrida desta nova categoria de motociclismo se torne um evento no qual os pilotos, o público e os parceiros encontrem o seu interesse, satisfaçam seus sonhos (disputa, espetáculo, identificação da marca ou produto à este prazer !)

Prazer de pilotar, de disputar, de vibrar, de torcer, se divertir, divulgar, associar ....

Tornar o SUPERMOTARD uma categoria de motociclismo na qual os pilotos tenham prazer em disputar as corridas.

Tornar as corridas de SUPERMOTARD um espetáculo que faça o público vibrar com o show de acrobacia, técnica, equilibrio, pilotagem arrojada, agressiva e emocionante.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SELEÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMOTARD

Delegação brasileira embarca rumo ao Supermoto das Nações
29/09/2010
(CBM, 29/09) - Está tudo pronto. Os integrantes da delegação brasileira que disputará pela primeira vez o Supermoto das Nações embarcam nesta quarta-feira para a Europa. O time, representado pela Lawant Team, sai do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, faz uma escala na Espanha e depois segue para Cahors, na França, onde já começa os preparativos para a competição, que acontece no sábado (2/10) e no domingo (3/10).
- As emoções estão à flor da pele. A ansiedade está tomando conta de todos e estamos muito motivados. Temos certeza de que faremos um grande trabalho - afirma Simão Lawant, chefe da equipe Lawant Team e idealizador do projeto.
A delegação brasileira terá dez integrantes em Cahors, e os pilotos escolhidos para a disputa são: o brasiliense Rafael Fonseca, atual tricampeão brasileiro, Juliano Meira e Cauê Aguiar. Além de chefe da equipe, Simão Lawant terá a função de piloto reserva caso haja algum problema com os titulares.

Descontração da equipe, momentos antes do embarque em Guarulhos - Foto de Cesar Araújo/divulgação Lawanteam
- É uma oportunidade sem precedentes para mostrarmos o nível do Supermoto no Brasil e adquirirmos bagagem e experiência para melhorar ainda mais o esporte no nosso país - ressalta Carlos Senise, diretor de Supermoto da Confederação Brasileira de Motociclismo, que acompanhará o time na Europa como comissário da CBM.
As motos e equipamentos que serão utilizados por nossos pilotos na França são de nível internacional, e estão a cargo da equipe Nastedo Kawasaki, contratada exclusivamente para dar todo o suporte aos brasileiros.
- É uma equipe de ponta, com equipamento de ponta. Realmente um nível de equipe de fábrica. Espero que todos torçam por nós, pois faremos o máximo que pudermos dentro da pista - completa Simão.O Supermoto das Nações 2010 terá a participação de 22 países. A Alemanha foi a campeã da última edição, que aconteceu em Pleven, na Bulgária. As provas do Supermoto das Nações serão transmitidas pelos canais ESPN e BandSports. A transmissão ao vivo do SM das Nações será feita pela Youthstream (www.supermotos1.com). No site oficial da equipe brasileira (www.smnacoes.com.br), os amantes do esporte podem acompanhar o dia a dia dos pilotos e todas as notícias sobre a nossa participação no evento.
Brasil faz história e conquista 12º lugar no Supermoto das Nações
03/10/2010

A estreia do Brasil no Supermoto das Nações ficará para sempre registrada na história do motociclismo nacional. Pela primeira vez na disputa da maior competição do planeta na modalidade, o país, representado pelos atletas Lawanteam, Rafael Fonseca (SM1), Juliano Meira (SM2) e Cauê Aguiar (Open), conquistou uma expressiva 12ª posição neste domingo (2/10).
Após a classificação para as finais garantida já no sábado, neste domingo a seleção brasileira foi ainda melhor e conquistou um lugar de destaque no cenário mundial do Supermoto. Os destaques do dia foram os pilotos Cauê Aguiar, 15º e 19º, e Rafael Fonseca, 16º nas duas baterias que disputaram. Na soma dos resultados dos três pilotos, o Brasil terminou o dia com 95 pontos perdidos, somente 14 atrás da seleção da França Júnior, 7ª colocada.
Mesmo tratando-se de uma estreia, o resultado representou o melhor desempenho de uma seleção brasileira no Nações, seja ele de Supermoto ou Motocross. Vale ressaltar que a equipe viajou para a França sem o respaldo de nenhum grande patrocinador ou apoio de alguma marca fabricante de motos. Além disso, a delegação desembarcou apenas um dia antes dos treinos e classificatórias, o que tornou o trabalho ainda mais difícil pela falta de tempo para acertar as motocicletas.
Contudo, as dificuldades foram superadas com garra e dedicação e a equipe nacional conquistou um resultado jamais alcançado por um time brasileiro em competições internacionais. O resultadoa, inclusive, não emocionou apenas os brasileiros que estavam presentes em Cahors, mas diversas outras nações que vibraram e fizeram questão de participar da festa de encerramento no box da equipe Lawateam. O sucesso foi tão grande que o time recebeu diversos convites para competir em outros países (Eslovênia, Argentina, Bélgica e Itália).
- É inexplicável o que estamos sentindo agora. Só quem esteve aqui sabe o que tivemos de passar para conquistar esse grande resultado. Por isso, hoje saiu daqui de alma lavada e com o sentimento de dever cumprido. Foi melhor do que imaginávamos e, o mais importante, é que colocamos o nome do Brasil entre as melhores nações do planeta. Agradeço a todos que mandaram mensagens no site e que torceram por todos nós aí do Brasil - disse emocionado Cauê Aguiar, piloto da classe SM Open.
Simão Lawant, chefe de equipe e principal responsável pela ida da equipe à França, também se emocionou com o resultado obtido pela equipe brasileira.
- Eu estava um pouco preocupado com a falta de potência de nossas motocicletas em relação ao das outras equipes. Estávamos perdendo cerca de 1,5 segundos por volta, ainda assim, graças a grande habilidade de nossos pilotos compensamos essa perda em outros trechos do circuito e atingimos o nosso objetivo que era ficar entre as 15 melhores nações do planeta - ressaltou.
Confira a classificação final do SM das Nações 2010:
1º - França
2º - Itália
3º - Alemanha Jr.
4º - Finlândia
5º - Alemanha
6º - Inglaterra
7º - França Jr.
8º - Estônia
9º - Suécia
10º - República Tcheca
11º - Eslovênia
12º - Brasil
13º - Espanha Jr.
14º - Bélgica
15º - Dinamarca
16º - Espanha
17º - Argentina
18º - Letônia
19º - Inglaterra Jr.
Lawant Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário