
O sistema de injeção eletrônica (PGM-FI – Programmed Fuel Injection system) tem um corpo de borboletas de 50mm, e um bico injetor de 12 furos, alimentado por uma pressão de 50psi. De acordo com a Honda, o sistema monitora as seguintes variáveis: posição do corpo de borboleta, temperatura do ar e do líquido de arrefecimento, a pressão do ar e a marcha engatada. Baseada nestes parâmetros, são controladas a injeção de combustível e a ignição para melhorar as respostas do motor e a diribigilidade da moto.
O novo quadro, que é a quinta geração do quadro de berço duplo da Honda, este ano sofreu modificações na altura e largura, que foram reduzidas bem como muitas alterações em sua geometria, visando melhorar o controle da motocicleta pelo piloto.
Houve modificações na caixa de direção e na roda dianteira. A balança foi alongada em 18mm. O sistema de amortecedor de direção (Progressive Steering Damper) está posicionado atrás do number plate e serve para melhorar a estabilidade da moto, permitindo uma geometria mais agressiva. Tanto a suspensão dianteira, quanto traseira são fabricadas pela Kayaba.
A curva de escape também é completamente nova. O desenho da mesma agora faz uma curva em torno do quadro, de certa forma lembrando a trajetória da curva nos motores 2 tempos.
A caixa do filtro de ar, o subframe e as laterais também foram completamente redesenhadas. Agora o acesso ao filtro de ar é muito mais fácil.
Novidades para 2009
- Motor totalmente novo e mais leve.
- Injeção eletrônica de combustível (Programmed Fuel Injection - PGM-FI), sem o uso de bateria.
- Quadro de alumínio, totalmente novo, de quinta geração, com balança maior e centro de gravidade mais baixo para melhorar a aceleração e o contato da roda dianteira ao solo.
- Suspensões Kayaba.
- Caixa de ar redesenhada com maior capacidade e melhorias no acesso ao filtro de ar.
- Sistema de escapamento inovador, que melhora a centralização das massas.
- Kit de plásticos totalmente novos.
- O novo motor tem um limite de rotação maior. Atinge 11.450rpms, desenvolvendo 57CV a 8.500RPM e 5,18 Kgf·m de torque a 7.000RPM.
- Contando com refrigeração líquida, 4 válvulas com sistema Unicam® 449cc, este motor produz mais de 127CV por litro e agora utiliza um comando com 4 cames e braços individuais para cada válvula de escape, reduzindo o peso do conjunto e contribuindo para aumentar o limite de RPM.
- Motor completamente redesenhado para diminuir o seu peso e posiciona-lo mais próximo a roda dianteira, resultando em um centro de gravidade mais baixo, melhor distribuição de peso e melhor dirigibilidade.
- Redução na altura do motor, pelo encurtamento da biela em 3.5mm (105,6 para 102,1mm) diminuindo assim a altura do cilindro.
- Câmara de combustão redesenhada, agora é menor, mas com um maior volume da área de squish, para uma melhor propagação da combustão.
- Válvulas de admissão mais leves, de titânio com molas redesenhadas para reduzir a altura do motor e permitir uma maior rotação. O Diâmetro das válvulas de admissão foi reduzido de 5.5 para 5.0mm
- Comando montado em posição mais baixa no cabeçote, para reduzir o peso e a altura total do motor.
- A engrenagem do comando agora é montada por pressão ao comando, reduzindo o peso em 20 gramas comparada a anterior, presa por parafusos.
- O cilindro agora é preso ao bloco do motor com parafusos passantes, ao invés de prisioneiros, permitindo a remoção do cilindro com o motor no quadro.
- Novo pistão forjado, com uma coroa mais final, contribuindo para diminuir a altura do cilindro. Superfície com tratamento de baixa fricção, para suportar a alta rotação gerada pelo motor.
- Cilindro revestido de liga de Ni-SiC, melhorando a refrigeração e diminuindo o atrito durante o funcionamento do motor, aumentando a sua vida útil.
- Foi redesenhado o sistema de descompressão automátia e a partida a quente foi simplificada com o novo sistema de descompressor integrado ao comando, facilitando tanto a partida a quente quanto a frio
- Totalmente novo, o sistema de injeção eletrônica, utiliza um corpo de borboleta de 50mm, com um bico injetor de 12 furos, com pressão de injeção de 50psi, para uma otimizada pulverização do combustível e precisa quantidade de combustível injetado. O sistema também promete uma redução no consumo de combustível.
- O sistema de injeção eletrônica monitora a posição do corpo de borboleta, temperatura do ar e do líquido de arrefecimento, a pressão do ar e a marcha engrenada. Baseada nestes parâmetros, são controladas a injeção de combustível e a ignição, melhorando a curva de torque e ajudando a alcançar uma excelente dirigibilidade da moto.
- O sistema elétrico foi alterado para suprir a maior demanda necessária ao sistema de injeção eletrônica. Dois sensores de posição facilmente determinam a posição do virabrequim para provar uma partida fácil, tanto quente quanto fria.
- Sistema de lubrificação de motor e câmbio independentes, eliminando a contaminação do sistema de embreagem e transmissão com os resíduos do motor, permitindo um melhor resfriamento do sistema de embreagem e reduz a quantidade de óleo que precisa circular no sistema, permitindo uma redução no tamanho da bomba de óleo.
- Totalmente novo, o sistema de escapamento, tem sua saída ao lado esquerdo do cilindro, e tem uma curva maior, permitindo que o abafador seja posicionado mais ao centro da moto, contribuindo significativamente para uma melhor distribuição de peso e dirigibilidade.
- Balanceiros, que reduzem a vibração do motor e faz o acoplamento a bomba d’água
- Novo selo mecânico da bomba d’água, melhora a durabilidade do sistema.
- Fluxo do líquido de arrefecimento agora circula por fora do motor, permitindo redução do tamanho do cárter e largura do cilindro, bem como o peso total do conjunto.
- Filtro da bomba de óleo, agora construído no bloco do motor, reduzindo o número de peças e o peso.
- Oito discos de embreagem suportam o alto torque do motor, enquanto o número de molas da embreagem foi reduzido de 6 para 4. Isto reduz o peso centrífugo, permitindo o motor subir de giro mais rapidamente.
- Revestimento de Kashima aplicado ao cubo da embreagem e ao prato, melhorando a vida útil das peças e o sistema como um todo.
- Várias modificações no câmbio, porém sutis, na largura e peso das engrenagens, sem sacrificar a durabilidade.
- Quadro de alumínio tipo Berço Duplo, de quinta geração, agora cerca de 400gramas mais leve.
- Houve melhora na dirigibilidade e nas respostas, foram conseguidos movendo a caixa de direção 10mm para trás, posicionando a roda dianteira 15mm mais próxima do motor.
- A balança foi alongada em 18mm, para melhorar a tração.
- As modificações no quadro, caixa de direção e balança, permitiram a redução no ângulo das mesas de 22 para 20mm
- As paredes dos braços da balança, foram reduzidas de 3,75 para 3mm para reduzir o peso.
Na parte inferior do quadro, abaixo do motor, os suportes foram alargados e chanfrados - O subframe removível, foi modificado para eliminar tanto os suportes quanto os braços, melhorando o acesso ao filtro de ar e estreitando ainda mais a moto.
- O sistema de amortecedor de direção “Honda Progressive Steering Damper (HPSD), foi revalvulado para um funcionamento mais linear. O pequeno amortecedor é montado entre a mesa inferior e a caixa de direção. Tem a função de permitir uma pilotagem mais agressiva e ajudar a manter a moto em linha reta. A atuação do amortecedor aumenta, de acordo com o ângulo de esterço do guidão. O sistema permite uma pilotagem com características e sensações muito naturais.
- O eixo traseiro, com diâmetro de 25mm e rolamentos maiores, proporcionam uma maior rigidez. As paredes do eixo foram reduzidas (2,5 para 2,2mm) para reduzir o peso (38 gramas).
- O sofisticado sistema de suspensão invertida, chamado AOS (Air-Oil-Separated – Ar-Óleo-Separados), com 48mm de diâmetro são fabricadas pela Kayaba, com novas características de amortecimento e mola.
- O sistema traseiro Pro-Link®, também fabricado pela Kayaba conta com novos ajustes de amortecimento e mola. O êmbolo do amortecedor, de grande diâmetro, garante um bom desempenho, mesmo sob condições de extrema exigência.
- O sistema de freio traseiro, funciona agora no mesmo estilo do sistema dianteiro. Integra o cilindro mestre e o reservatório de fluido na mesma peça, eliminando a necessidade do reservatório e mangueira separados.
- Disco de freio dianteiro remodelado, de 240mm e ligeiramente mais leve. O protetor do disco é menor, mais leve e ventilado.
- O disco traseiro, também de 240mm, também teve ligeira redução no peso. O novo protetor plástico, também reduziu 4 gramas de peso.
- Uma inovação: O botão do corta-corrente, conta com um LED integrado, que mostra o status do sistema de injeção eletrônica. O sistema tem a capacidade de diagnosticar se a CRF450R está operando ao máximo de sua capacidade.
- Novas tampas de magnésio, na cor cinza, no cabeçote, e nas laterais do motor.
- A tampa da embreagem foi redesehada para melhorar o posicionamento do pé do piloto.
- O motor volta a ter vareta para verificação do nível do óleo, no lado esquerdo, substituindo a verificação pela janela de vidro.
- Os number plates laterais tiveram o tamanho reduzido, para melhorar o fluxo de ar para a caixa do filtro.
- Os espoilers dos radiadores foram também diminuídos para ajudar a movimentação do piloto.
- O pedal de partida foi redesenhado para reduzir seu peso.
- A base do banco foi redesenhada para reduzir a altura e largura total, mas mantendo a espessura da espuma.
- Os novos punhos são 3mm mais longos e com um composto macio e de ranhuras finas.
- Paralamas dianteiro e traseiro foram redesenhados com uma maior rigidez. O novo paralamas traseiro, ajuda a evitar que se acumule lama no abafador do sistema de escapamento.
- A nova forma de montagem do motor, permite remove-lo facilmente do quadro.
- O novo motor, mais estreito, permitiu que o protetor do motor do lado direito fosse eliminado, diminuindo o peso.
- O novo tanque dispensa a necessidade de desconectar a linha de combustivel para acessar a mecânica.
- A posição de pilotagem foi otimizada para melhorar o conforto do piloto e a pilotagem. Guidão, assento e altura das pedaleiras foram revistas.
- Os pedais de câmbio e freio, agora mais leves, foram redesenhados para complementar os avanços ergonômicos.
- A tampa do tanque agora é mais baixa, permitindo uma amplitude de movimentos do piloto ainda maior.
- O pedal de freio foi otimizado para o novo cilindro mestre.
- Novas pedaleiras em aço, mais largas, proporcionam uma excelente aderência e são resistentes a corrosão.
- Manete do freio dianteiro ajustável, para melhor controle.
- O guidão de alumínio Renthal, está montado sobre um suporte com borracha, para ajudar a reduzir a fadiga do piloto e mais conforto na pilotagem.
- O suporte do guidão, oferede duas posições de montagem, para se adaptar ao gosto do piloto.
- Novos punhos mais confortáveis.
- Os pneus Dunlop, dianteiro um 742FA e o novo D756 120/80 na traseira, maximizam a tração.
- O filtro de ar lavável, com espuma de dois estágios, para uma excelente proteção do motor e fácil manutenção.
- Abafador otimizado, para máxima performance com o mínimo de ruído.
- Cabo de embreagem de aço inox para maior durabilidade.
Modelo: HONDA CRF450R - 2009 | |
MOTOR | |
Cilindrada | 449cc |
Tipo | Monocilindrico - refrigeração líquida - 4 tempos |
Diâmetro e curso | 96mm x 62,1mm |
Taxa de compressão | 12.0:1 |
Válvulas | Sistema Unicam, quatro válvulas Admissão: 36mm de titânio Escape: 30mm de aço |
Injeção: | Injeção Eletrônica de Combustível (PGM-FI), com corpo de borboleta de 50mm |
Ignição: | Totalmente transistorizada, com 3 curvas de avanço. |
Transmissão | 6 marchas |
Relação final | corrente 520, Pinhão 13 / Coroa 48 |
| |
CHASSI | |
Suspensão Dianteira | 48mm Kayaba invertida, com sistema Ar-Oleo-Separados (AOS) com 16 ajustes de retorno e 18 ajustes de compressão |
Suspensão Traseira | Pro-Link Kayaba, monoshok com mola de pré-carga e ajustes de 20 posições de retorno e ajuste de compressão dividido em lento (18 posições) e rápido (1 e 1/2). |
| Pro-Link – curso 230 mm - Showa KPS-901 |
Freio Dianteiro | Disco 240mm com pinça de pistão duplo. |
Freio Traseiro | Disco 240mm |
Pneu Dianteiro | 80/100-21 – Dunlop 742FA |
Pneu Traseiro | 120/80-19 – Dunlop D756 |
| |
DIMENSÕES / CAPACIDADES | |
Tanque de Combustível | 5,6 Litros |
Distância entre eixos | 1490mm |
Ângulo de cáster | 26° 52’ |
Trail | 114.2mm |
Altura do assento | 955mm |
Distância livre do solo | 330mm |
Peso Seco | 106,5Kg (incluindo todos os equipamentos padrão, com todos os fluídos e tanque cheio) |
449.7cm3エンジン
電子制御燃料噴射装置(PGM-FI)とあいまって、強大なパワーと豊かなトルク、そして高いコントロール性を実現。

ピストン
クランクケース
●クランクシャフトには高強度のSCM(クロムモリブデン鋼)に浸炭処理を施し、優れた耐久性を確保。
●潤滑系統をトランスミッションとクランクケース別体の2系統にすることで、軽量・コンパクトな構造としている。
※カシマコートは(株)ミヤキの登録商標です。
インテークシステム

エキゾーストシステム
バッテリーレスPGM-FI
フレーム
Hondaプログレッシブ ステアリング ダンパー
サスペンション
ブレーキ

車名・型式 | ホンダ・PE05 | |
全長(m) | 2.191 | |
全幅(m) | 0.827 | |
全高(m) | 1.273 | |
軸距(m) | 1.491 | |
最低地上高(m) | 0.332 | |
シート高(m) | 0.954 | |
車両重量(kg) | 108.6 | |
エンジン種類 | 水冷4ストローク・OHC4バルブ単気筒 | |
総排気量(cm3) | 449.7 | |
内径×行程(mm) | 96.0×62.1 | |
圧縮比 | 12.0 | |
燃料供給装置形式 | 電子式 <電子制御燃料噴射装置PGM-FI(スロットルボアφ46mm)> | |
始動方式 | プライマリーキック式 | |
点火装置形式 | フル・トランジスタ式デジタル点火 | |
燃料タンク容量(ℓ) | 5.7 | |
クラッチ形式 | 湿式多板コイルスプリング | |
変速機形式 | 常時噛合式5段リターン | |
変速比 1速 | 1.800 | |
変速比 2速 | 1.470 | |
変速比 3速 | 1.235 | |
変速比 4速 | 1.050 | |
変速比 5速 | 0.909 | |
減速比(1次/2次) | 2.739/3.692 | |
キャスター角(度) | 26°52′ | |
トレール量(mm) | 114.5 | |
タイヤ | 〔前〕 | 80/100-21 51M |
〔後〕 | 120/80-19 63M | |
ブレーキ形式(前/後) | 油圧式ディスク | |
懸架方式 | 〔前〕 | テレスコピック式(倒立サス) クッションストローク310mm |
〔後〕 | スイングアーム式(プロリンク) アクスルトラベル320mm | |
フレーム形式 | アルミツインチューブ |

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