O que é SuperMotard

O que é uma super Motard? Esta pergunta já está sendo frequente entre os amantes da Motovelocidade. Bom.. nos anos 70, surgiu uma questão bem interessante: Quem é o melhor piloto de Motos do Mundo?
Para se avaliar isso de maneira justa, uma nova categoria foi criada, um tipo de "olimpíada" onde pilotos de todo o Mundo correriam numa série de provas.
Os pilotos vinham de diversas categorias, DragRacing, Dirt Track, Cross, Motovelocidade, etc.

Os Traçados seriam um misto de TUDO!! ou seja, asfalto, terra, jumps, e o piloto não poderia trocar de Moto, ou seja, usar a mesma moto para andar em todas os traçados. A diversidade de Motos foi aparente, haviam BSA contra Yamahas TT 500 e outras Máquinas de Cross.
Entre os participantes haviam nomes de peso como Kenny Roberts ( o pai do atual campeão das 500... Kenny Roberts Jr.) e Freddie Spencer ( bi campeão Mundial das 500 ). O evento foi vencido por Kent Howerton numa Suzuki RM 370.

O formato de várias pistas acabou não agradando, e no ano seguinte passou-se a usar um único tipo de traçado, más com características de todos os tipos de pista, ou seja, o circuito teria uma parte de Terra, asfalto, Jumps, etc..
O circuito escolhido foi o de Carlsbad, na Califórnia e foi construído seguindo as orientações de um piloto local.. um tal de Eddie Lawson ( três vezes campeão do Mundo nas 500cc ) e a categoria passou a se chamar SUPERBIKE.
A escolha das Motos era aberta, sendo as Cross de 500 cc as preferidas. A Harley Davidson investiu forte na nova categoria com sua XR 750, que era imbatível nas retas asfaltadas, mas perdia feio para as Cross nos Jumps e curvas de Terra. O grande incentivo da categoria era a Rede de TV americana ABC , que cobria as provas ao vivo, até o fim de 1986, onde a Rede deixou de transmitir e patrocinar a categoria, que acabou chegando ao fim.
Más nem tudo estava perdido, pois a idéia se espalhou pelo Mundo, e na França ela ganhou muita força, tendo sua base totalmente reestruturada, e o nome passou a se chamar Super Motard ( SUPER MOTOCICLISTA ).
Em comparação com a categoria original surgida na Califórnia, as mudanças se basearam no seguinte principio: DIVERSÃO E ADRENALINA A BAIXO CUSTO!!

Foi escolhido as Motos estilo Off Road (Cross, Enduro ) de variadas cilindradas e motores, com Pneus e Rodas de Motos Street, ou seja, Aros e Pneus de 17/18 polegadas.

A escolha pelas OFF Road se baseou no fato de serem Motos bem mais baratas que as Super Esportivas, além de terem uma manutenção bem mais simplificada e acessível.

As Provas eram um Show a parte, onde as constantes derrapagens e ruídos de pneus cantando faziam a alegria dos entusiastas, que passaram a modificar suas Motos também.

A nova Categoria foi um sucesso em vários países da Europa, que passaram a organizar suas provas também.

A grande vantagem estava no fato de não se precisar de um Autódromo para sediar as Etapas, diminuindo mais os custos, pois as provas eram realizadas geralmente em Kartódromos ou Kart Indoors. Em 1997 a categoria já era conhecida por todo o Mundo como "Super TT ".

Anualmente, se disputa uma Prova especial chamada "Guidon Dór"( Guidão de Ouro ) na França, onde os melhores pilotos de Super Motard de todo o mundo disputam uma frenética e sensacional prova num circuito fechado em Paris

Hoje o sucesso das Super Motards é reconhecido, tanto que no último Salão de Milão, pilotos mundialmente conhecidos como Biaggi, Bostron, Checa, Bayliss, foram convidados a participar de 2 corridas de Motard no estacionamento do Salão.

A grande influência desta nova "raça" de Motocicletas passou a ser encarada com tanta seriedade, que grandes fabricantes de Motos de Enduro ( KTM, HUSQVARNA, HUSABERG, BETA ) já fabricam regularmente modelos de Motards para venda ao público.

Segundo se comenta, as grandes fábricas, adotaram as "fun bikes" para seguir a mesma linha, pois basta ver uma moto estilo "Fun Bike" para ver as semelhanças de estilo com as "Super Motards"

SUPERMOTARD NO BRASIL

Única novidade no cenário motociclista Brasileiro dos últimos 30 anos !!

OBJETIVO

Que cada corrida desta nova categoria de motociclismo se torne um evento no qual os pilotos, o público e os parceiros encontrem o seu interesse, satisfaçam seus sonhos (disputa, espetáculo, identificação da marca ou produto à este prazer !)

Prazer de pilotar, de disputar, de vibrar, de torcer, se divertir, divulgar, associar ....

Tornar o SUPERMOTARD uma categoria de motociclismo na qual os pilotos tenham prazer em disputar as corridas.

Tornar as corridas de SUPERMOTARD um espetáculo que faça o público vibrar com o show de acrobacia, técnica, equilibrio, pilotagem arrojada, agressiva e emocionante.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Campanha Vida por Vida

Muito boa esta campanha da RIFFEL que recebi através do Blog da Motos Blog.
confiram no site http://www.motosblog.com.br/4398/campanha-vida-por-vida-da-riffel-e-eu-famoso/comment-page-1/#comment-32148.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário