O que é SuperMotard

O que é uma super Motard? Esta pergunta já está sendo frequente entre os amantes da Motovelocidade. Bom.. nos anos 70, surgiu uma questão bem interessante: Quem é o melhor piloto de Motos do Mundo?
Para se avaliar isso de maneira justa, uma nova categoria foi criada, um tipo de "olimpíada" onde pilotos de todo o Mundo correriam numa série de provas.
Os pilotos vinham de diversas categorias, DragRacing, Dirt Track, Cross, Motovelocidade, etc.

Os Traçados seriam um misto de TUDO!! ou seja, asfalto, terra, jumps, e o piloto não poderia trocar de Moto, ou seja, usar a mesma moto para andar em todas os traçados. A diversidade de Motos foi aparente, haviam BSA contra Yamahas TT 500 e outras Máquinas de Cross.
Entre os participantes haviam nomes de peso como Kenny Roberts ( o pai do atual campeão das 500... Kenny Roberts Jr.) e Freddie Spencer ( bi campeão Mundial das 500 ). O evento foi vencido por Kent Howerton numa Suzuki RM 370.

O formato de várias pistas acabou não agradando, e no ano seguinte passou-se a usar um único tipo de traçado, más com características de todos os tipos de pista, ou seja, o circuito teria uma parte de Terra, asfalto, Jumps, etc..
O circuito escolhido foi o de Carlsbad, na Califórnia e foi construído seguindo as orientações de um piloto local.. um tal de Eddie Lawson ( três vezes campeão do Mundo nas 500cc ) e a categoria passou a se chamar SUPERBIKE.
A escolha das Motos era aberta, sendo as Cross de 500 cc as preferidas. A Harley Davidson investiu forte na nova categoria com sua XR 750, que era imbatível nas retas asfaltadas, mas perdia feio para as Cross nos Jumps e curvas de Terra. O grande incentivo da categoria era a Rede de TV americana ABC , que cobria as provas ao vivo, até o fim de 1986, onde a Rede deixou de transmitir e patrocinar a categoria, que acabou chegando ao fim.
Más nem tudo estava perdido, pois a idéia se espalhou pelo Mundo, e na França ela ganhou muita força, tendo sua base totalmente reestruturada, e o nome passou a se chamar Super Motard ( SUPER MOTOCICLISTA ).
Em comparação com a categoria original surgida na Califórnia, as mudanças se basearam no seguinte principio: DIVERSÃO E ADRENALINA A BAIXO CUSTO!!

Foi escolhido as Motos estilo Off Road (Cross, Enduro ) de variadas cilindradas e motores, com Pneus e Rodas de Motos Street, ou seja, Aros e Pneus de 17/18 polegadas.

A escolha pelas OFF Road se baseou no fato de serem Motos bem mais baratas que as Super Esportivas, além de terem uma manutenção bem mais simplificada e acessível.

As Provas eram um Show a parte, onde as constantes derrapagens e ruídos de pneus cantando faziam a alegria dos entusiastas, que passaram a modificar suas Motos também.

A nova Categoria foi um sucesso em vários países da Europa, que passaram a organizar suas provas também.

A grande vantagem estava no fato de não se precisar de um Autódromo para sediar as Etapas, diminuindo mais os custos, pois as provas eram realizadas geralmente em Kartódromos ou Kart Indoors. Em 1997 a categoria já era conhecida por todo o Mundo como "Super TT ".

Anualmente, se disputa uma Prova especial chamada "Guidon Dór"( Guidão de Ouro ) na França, onde os melhores pilotos de Super Motard de todo o mundo disputam uma frenética e sensacional prova num circuito fechado em Paris

Hoje o sucesso das Super Motards é reconhecido, tanto que no último Salão de Milão, pilotos mundialmente conhecidos como Biaggi, Bostron, Checa, Bayliss, foram convidados a participar de 2 corridas de Motard no estacionamento do Salão.

A grande influência desta nova "raça" de Motocicletas passou a ser encarada com tanta seriedade, que grandes fabricantes de Motos de Enduro ( KTM, HUSQVARNA, HUSABERG, BETA ) já fabricam regularmente modelos de Motards para venda ao público.

Segundo se comenta, as grandes fábricas, adotaram as "fun bikes" para seguir a mesma linha, pois basta ver uma moto estilo "Fun Bike" para ver as semelhanças de estilo com as "Super Motards"

SUPERMOTARD NO BRASIL

Única novidade no cenário motociclista Brasileiro dos últimos 30 anos !!

OBJETIVO

Que cada corrida desta nova categoria de motociclismo se torne um evento no qual os pilotos, o público e os parceiros encontrem o seu interesse, satisfaçam seus sonhos (disputa, espetáculo, identificação da marca ou produto à este prazer !)

Prazer de pilotar, de disputar, de vibrar, de torcer, se divertir, divulgar, associar ....

Tornar o SUPERMOTARD uma categoria de motociclismo na qual os pilotos tenham prazer em disputar as corridas.

Tornar as corridas de SUPERMOTARD um espetáculo que faça o público vibrar com o show de acrobacia, técnica, equilibrio, pilotagem arrojada, agressiva e emocionante.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Achei esta reportagem muito legal

Técnicas para pilotagem SuperMotard em autódromos

19 FEVEREIRO 2008 ESCRITO POR DANIEL RIBEIRO 7 COMENTÁRIOS
Ou Como fazer curvas como os pilotos de SuperMotard
SuperMotard
(Atenção: estas instruções não são úteis em ruas públicas! Não tente fazer isso na rua. Arrume um autódromo ou kartódromo. Eu avisei).
Eu vou tentar passar o princípio básico da pilotagem estilo SuperMotard (ou SuperMoto) em autódromos e kartódromos. Acompanhe
Corridas SuperMotard normalmente acontecem em pistas de kart improvisadas ou estacionamentos grandes. Elas são caracterizadas por curvas fechadas e retas curtas que exigem uma frenagem extrema, normalmente inclinando a Moto. A pista onde pratico normalmente não tem uma parte de barro. O livro de regras da Federação Internacional deMotociclismo diz que as corridas de SuperMotard devem acontecer em pistas com 20 a 30% de barro, mas a verdade é que a parte de barro aos poucos está sumindo das corridas de SuperMotard. Acontece que as Motos SuperMotard são tão boas que elas literalmente grudam no asfalto, e o barro serve para tirar um pouco disso. Então agora estão criando pedaços de barro em cada curva da pista.
Princípios Básicos
Posição do corpo:
Na roda dianteira, o mais próximo possível. Mãos firmes pois a frenagem é muito forte.
Vamos começar na linha de largada e em todas as posições do corpo que caracterizam a pilotagem como sexo selvagem com a moto. Na linha de largada, você senta no tanque de gasolina, com o ombro inclinado para frente e o Capacete próximo ao guidão.
Ao acelerar a parte de cima do corpo volta para trás, até ficar reto (ereto, seus ombros fica alinhados com o quadril), e nas frenagens, a pélvis volta para frente e praticamente fica em cima do tanque e os ombros ficam para trás como resultado de segurar firmemente o guidão. Seu peso vai forçar a frente da moto para baixo, passando todo o peso da frenagem para a roda dianteira. Isso é o que chamo de “F* o tanque”, pois você fica constantemente indo para frente e para trás, encoxando o tanque o tempo todo.
Pouco antes de inclinar a moto, o peito vai para frente e novamente os braços aumentam a pressão sobre o guidão, isso para que a roda dianteira nem pense em perder a tração.
Dentro da curva propriamente dita o piloto está quase em cima do tanque de gasolina, o peito levemente inclinado para frente e, na parte de dentro da curva (não por fora com em curvas fechadas em corridas off-road).
Quando estiver saindo da curva, qualquer um que ainda não esteja sentado sobre o disco de freio dianteiro deve faze-lo agora, acelerar e deixar a traseira da moto fazer o seu papel. A traseira vai ser jogada de um lado para o outro, escorregar, balançar… não importa! O corpo deve estar para frente, olhos olhando o mais longe possível e o acelerador no máximo!
O pé também tem um papel importante. Você deve movimentar ele para mover o Centro de gravidade (CG) para baixo e para frente da moto. Além disso, serve para duas coisas: Para você sentir a moto e a curva, assim consegue saber o quão baixo e inclinado você está, e para subir a moto caso perceba que vai cair. Se você está no controle da moto em uma curva, tirar a perna e coloca-la para frente não vai causar problemas de estabilidade. Estamos falando do final da derrapada da traseira enquanto você freia. No ponto em que a traseira começar a deslizar quando você abre o acelerador. No restante da curva, você deve retornar seu pé para a pedaleira o mais rápido possível para manter a pressão da moto para baixo. Cada piloto tem seu jeito, praticar é o melhor jeito.
SuperMotard
Aceleração:
Exceto no pequeno momento em que você usa aceleração moderada ao sair da curva, a situação é muito clara: Acelerador é Liga-Desliga – Só existem 2 posições: Totalmente acelerado ou totalmente fechado. O controle do freio-motor é feito com a embreagem.
Embreagem:
Cara, é difícil… A embreagem, ao contrário do acelerador, quase nunca é totalmente liberada ou totalmente pressionada. A embreagem é o que regula a derrapada da traseira quando se entra na curva freando e também é usada na saída de curva para controlar a aceleração. Basicamente: na pista use o freio como um louco e o acelerador como um maníaco. E faça o ajuste fino com a Embreagem.
Frenagem:
A roda dianteira trabalha duro principalmente quando você está freiando para entrar em uma curva. O Freio dianteiro é o que te dá uma pequena flutuação na roda traseira, que permite que ela escorregue para os lados. Algumas frenagens, principalmente as curtas antes de curvas fechadas, são feitas unicamente pelos freios. Muito freio dianteiro e um pouco do traseiro que você aperta só quando a moto começa a inclinar.
Nas frenagens longas que começam em velocidades supersônicas, reduzir marchas também é usado e começa com a inevitável arte de combinar freio motor com embreagem com o freio traseiro para criar longas e loucas derrapagens controladas do jeito que vemos nos vídeos.
Mover-se entre todas estas situações e posições estranhas do corpo deve ser feito com determinação e “ouvindo” as necessidades da moto. Isso significa que em algumas situações você vai ter que inclinar o corpo para o lado de fora da curva, acelerar ou reduzir o acelerador, ou usar os freios diferentemente, etc. Escutar sua moto e ver o que ela quer. Não é simples esta a coisa toda, mas o piloto que tem um pouco de Dom vai conseguir sem problemas. Esta é a arte. A combinação de manusear a moto com um pouco de loucura e sangue nos olhos, e uma moto toda customizada que não pode ser encontrada por ai. Essa é que é a parada.
O problema do pé, joelho e a pedaleira:
Isso depende. Depende do nível de aderência do pneu, velocidade da curva e da habilidade e técnica do piloto. Curvas longas e rápidas são feitas da mesma forma que com as motos esportivas, com frenagem normal, inclinação normal e saída de curva com aceleração máxima. Os mais experts podem deslizar o joelho no asfalto e ainda fazer uma graça com isso. Para qualquer um que pensa que pode alcançar o máximo de experiência na técnica em uma semana, melhor pensar duas vezes.
Em curvas fechadas que você começou com aquela deslizada e saiu da mesma forma, ter o pé esticado para frente é uma necessidade de segurança. Nestas velocidades baixas, apoiar-se no asfalto vai levantar a moto caso você esteja prestes a cair.
Deslizar ou não, marcas de pneu, tração e vias públicas:
Pela minha experiência, pneus slick de corrida em um bom asfalto vão deslizar como loucos por quanto tempo o piloto estiver para frente e explodindo o acelerador. Isso significa que a tração fenomenal que você consegue é mais uma vantagem do que uma desvantagem, pois você consegue aderência no pneu dianteiro, e controle sobre a derrapada. Pessoalmente, eu não dispenso uma grama se quer de aderência.
Eu não tenho a intenção de aplicar estes conhecimentos nas vias públicas pelas seguintes razões:
Custos:
Deixe seus pais pagar por pneus, embreagens, freios e motores que não duram absolutamente nada.
Risco:
Vamos dizer que é um piloto de primeira viagem que vai fazer seu primeiro treino. Você cai e sua moto desliza por 30 metros no chão. Isso nos leva a razão dos custo. Fica caro arrumar motos que caem.
Valorizar o produto:
Para pilotar profissionalmente você precisa de uma pista de corrida de verdade e uma moto de corrida de verdade. Poderosa, leve, com habilidade de movimentar-se para frente e para trás do banco sem limites e com elementos de alta qualidade, como freios, suspensão, pneus, etc. É absolutamente impossível este tipo de moto sobreviver nas ruas e com o uso do dia-a-dia. Melhor pensar em ter duas motos.
É isso ai. Eu havia feito outra matéria sobre as motos SuperMotard, mas achei ela muito superficial e agora resolvi fazer algo mais legal, que realmente ensine alguma coisa. Mas como eu disse: Não tente isso em casa! Seja responsável!

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